Tribunal Superior Eleitoral divulga datas das eleições municipais de 2012
TSE define datas para as eleições municipais 2012O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) definiu o calendário referente às eleições municipais de 2012. No próximo ano, os eleitores vão eleger, em mais de 5,5 mil municípios brasileiros, prefeitos, vice-prefeitos e vereadores nos dias 7 de outubro, em primeiro turno, e 28 de outubro, se houver a necessidade de segundo turno.

De acordo com o TSE, os partidos que quiserem participar das eleições devem obter o registro até o dia 7 de outubro deste ano. O prazo é o mesmo para os candidatos que pretendem concorrer estarem com sua filiação partidária regularizada e terem como domicílio eleitoral a circunscrição na qual pretendem disputar mandato eletivo.

No dia 9 de maio de 2012, termina o prazo para que o eleitor possa requerer inscrição eleitoral ou transferência de domicílio. Neste dia também, termina o prazo para que o eleitor com deficiência ou com mobilidade reduzida peça transferência para uma seção eleitoral especial.

As convenções partidárias para a escolha dos candidatos devem ser feitas entre 10 e 30 de junho do ano que vem. Os candidatos ainda terão até o dia 5 de julho para registrar as candidaturas no Tribunal Eleitoral. No dia seguinte, passa a ser permitida a realização de propaganda eleitoral, como comícios e propaganda na internet (desde que não paga), entre outras formas.

Já a veiculação da propaganda eleitoral no rádio e na televisão podem ser realizadas entre os dias 21 de agosto e 4 de outubro. Caso haja municípios com segundo turno, a propaganda será permitida entre os dia 13 e 26 de outubro.

 
Reportagem: Catarina Costa/portaldaclubeImagem web


divisao

0 Comentário Publicar Comentário

Seja o primeiro a comentar.