PSB de Wilson E PTB DE JVC elegem 94 prefeitos no Piauí

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PI) ainda não tinha concluído a apuração em todos os municípios piauienses, mas na noite de domingo (07/10) já era possível ver um quadro da divisão dos partidos nas prefeituras piauienses.  Por volta das 22h43 minutos, já era possível ver os nomes de 220 prefeitos eleitos em todo o Piauí.

Na divisão por partidos dá pra ver que o PSB de Wilson Martins e o PTB de João Vicente Claudino foram os que mais conseguiram eleger prefeitos. Como os dois, teoricamente, devem se enfrentar na disputa da única vaga para o Senado em 2014, é possível concluir que vão para um embate bastante acirrado e com muitos aliados em todo o estado.

Juntos os dois partidos, PSB de Wilsão e PTB de JVC, vão administrar quase 100 prefeituras nos próximos dois anos. O partido do governador conseguiu eleger o maior número de prefeitos, 53 ao todo. O PTB elegeu 41 prefeitos. Em seguida vem o PMDB, do vice-governador Zé Filho, que deverá disputar a eleição de governador em 2014. Os peemedebistas vão administrar 25 prefeituras.

O PT do senador Wellington Dias, derrotado em Teresina e que também está de olho no governo do Estado em 2014, elegeu 20 prefeitos. O PSD, que foi formado por antigos membros do PFL, DEM, PPS e outros partidos, estreia com 20 prefeitos eleitos. O PSDB elegeu 15 prefeitos. PP: 9 prefeitos; PDT:8; PPS e PC do B: 6 prefeituras cada; PR e PRB: 4; PSDC  e DEM: 3; PRP, PTC  e PV elegeram um prefeito cada. Até o fechamento da matéria, ainda faltavam contabilizar os votos de mais três prefeituras, além de Teresina, que terá segundo turno.

Com informações do 180graus

divisao

0 Comentário Publicar Comentário

Seja o primeiro a comentar.