Piauí registra 3,1 mil notificações de dengue

O aumento das notificações de dengue em 2011 já é 29.2% maior do que o registrado no mesmo período de 2010. O Piauí tem hoje 3.100 casos enquanto que em abril do ano passado eram 2.399. Teresina e Piripiri são as cidades mais afetadas, com 1004 notificações e 623, respectivamente. O boletim foi divulgado nessa sexta-feira (8) pela Vigilância Epidemiológica do Estado.

A Secretaria Estadual da Saúde do Piauí (Sesapi) registra, até o momento, três casos de Dengue com Complicação em Teresina e outros dois no interior, sendo um em Guaribas e outro em Piripiri. Há somente um registro de Febre Hemorrágica do Dengue, em um paciente da capital.

Municípios como Lagoa do São Francisco, que não possuía notificações até a última terça-feira (5), passou a constar na lista com 32 casos. Em Piracuruca, o número subiu para 69 e em Floriano, para 47 casos. Pedro II já possui 81 notificações enquanto Picos tem 47.

Matias Olímpio continua com 173 notificações. E em Esperantina o número subiu para 46. Avelino Lopes já tem 58 registros e Água Branca aparece no boletim com 24 casos.

A gestora do Comitê Estadual da Dengue, Cristiane Moura Fé, , alerta os gestores dos municípios piauienses para que notifiquem a Sesapi quanto aos casos da doença. “A notificação é estratégica para os municípios. Com base nesses números a Secretaria planeja as estratégias de combate à doença e também o reforço para cada cidade afetada. Quando os gestores deixam de notificar, quem mais paga é a população, porque a cidade deixa de receber o suporte adequado às ações locais”, assinala.

Veja os números de casos da dengue no Piauí:

– Água Branca (24 casos);

– Avelino Lopes (58 casos);

– Capitão de Campos (31 casos);

– Cocal (31 casos);

– Esperantina (46 casos);

– Floriano (47 casos);

– Lagoa do São Francisco (32 casos);

– Luís Correia (83 casos);

– Miguel Alves (28 casos);

– Matias Olímpio (173 casos);

– Parnaíba (127 casos);

– Pedro II (81 casos);

– Picos (47 casos);

– Piracuruca (69 casos);

– Piripiri (623 casos);

– São Raimundo Nonato (35 casos);

– Parnaíba (127);

– Teresina (1004 casos)

Reportagem: Portal da Clube com informações da Sesapi
Imagem web

Fonte:http://portaldaclube.globo.com/
divisao

0 Comentário Publicar Comentário

Seja o primeiro a comentar.