Novo sistema do Sefaz permite ao contribuinte imprimir online o boleto de IPVA

Contribuintes podem imprimir boletos online A Unidade de Tecnologia e Segurança da Informação (Unitec) da Secretaria Estadual da Fazenda desenvolveu um novo sistema para que os contribuintes que adquirem carros novos no Piauí não se desloquem mais à Sefaz para imprimir o boleto de pagamento do IPVA. A medida beneficia todos os proprietários que adquiriram veículos automotores a partir da última terça-feira (12), assim como também facilita o trabalho dos despachantes e concessionárias.

A Gerente Regional de Atendimento de Teresina, Maria das Graças Ramos, afirma que os piauienses compram cerca de 3 mil veículos automotores novos por mês, incluindo carros e motos, portanto, a mudança no sistema também vai melhorar o atendimento nas agências da Sefaz. No próprio site do Detran estarão disponíveis para o contribuinte, o boleto de IPVA, a taxa de primeiro emplacamento e o seguro.

O Superintendente da Receita Estadual, Emílio Júnior, afirma que a implantação do novo sistema era uma das metas previstas na modernização e aperfeiçoamento do Sistema de Administração Tributária da Sefaz-Pi.

De acordo com o superintendentes, esse benefício é uma conseqüência da implantação da Nota Fiscal Eletrônica (NFe), que permite que a Sefaz tenha conhecimento dos dados dos veículos automotores, antes mesmos deles chegarem no Piauí. Antes da implantação da NFe, ao adquirir um veículo novo, o proprietário tinha que ir primeiro no Detran pegar a nota fiscal manual, depois ir na Sefaz cadastrar os dados dessa nota, e, por fim, pagar o IPVA, mas agora esses dados ( a nota fiscal ) já estão disponíveis no sistema da Sefaz, por isso o atendimento ao contribuinte pode ser feito on-line.
Reportagem: Andreelson Delmiro com informações do Sefaz
Foto: Web
divisao

0 Comentário Publicar Comentário

Seja o primeiro a comentar.